Drone agrícolas e suas Aplicações

Nos últimos anos os drones vem sendo cada vez mais sofisticados, tornando-se peças-chave para a agricultura e para uma série de atividades relacionadas à gestão desse empreendimento.

Esses equipamentos são capazes de realizar diversas tarefas, permitindo que a tomada de decisão em relação ao manejo seja mais acertada.

Através de dados obtidos que podem ser gerenciados com mais exatidão, otimizam o trabalho e minimizam os custos.

Veja abaixo um pouco mais sobre drones agrícolas e suas vantagens e aplicações práticas.

MAPEAMENTO AÉREO
Uma das aplicações dos drones na agricultura é o mapeamento aéreo, onde através de drones equipados com diferentes tipos de sensores é possível:

– Identificar falhas de plantio;
– Identificar ocorrência de pragas, doenças, mato competição e deficiência nutricional em pontos específicos da lavoura;
– Gerir o uso de defensivos agrícolas, minimizando os desperdícios;
– Gerar mapas de aplicação de taxas variáveis para a aplicação de insumos e fertilizantes com precisão.

CONTROLE BIOLÓGICO
É fato que os drones ganhando cada vez mais espaço na agricultura, e uma dessas evoluções são: Distribuir e aplicar agentes macrobiológicos de controle.

Os drones vem sendo usados como forma alternativa por diversos agricultores, citricultores, cafeicultores, fornecedores e usinas para o combate de pragas, de forma a obter uma lavoura mais sadia, produtiva, com menor impacto ambiental e redução dos gastos com tratamentos químicos.

A Engegrow, é uma das empresas pioneiras nesse segmento. Fundada em 2016 pelo Engenheiro Agrônomo Luis Otávio Esteves, a companhia desenvolveu seus próprios equipamentos com técnologia exclusiva para dispersar: Cotesia flavipes trichogramma galloi, trichogramma pretiosum , chrysoperla externa– , dentre outros agentes biológicos registrados no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), muito utilizados no combate de pragas em plantações através do MIP (Manejo integrado de pragas).

MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO E GESTÃO

Planejamento:
– Curvas de Nível
– Linhas de Plantio
– Escoamento de Água
– Linhas de Pulverização
– Uso de Ocupação do Solo

Gestão:
– Linhas de Colheita
– Plantas Daninhas
– Falhas de Plantio
– Contagem de Plantas
– Replantio de Mudas
– Qualidade do Espaçamento

Monitoramento
– Saúde da Vegetação
– Zonas para aplicação de Taxa Variável
– Desfolhante
– Detecção De Anomalias
– Taxa Variável
– Regulador de Crescimento

Como podem ver, as aplicações de drones na agricultura são muito amplas, e a cada dia surgem novas maneiras de utilizarmos essa tecnologia a favor de uma agricultura inteligente.

PULVERIZAÇÃO
Um dos principais usos dos drones na agricultura tem sido na pulverização.

O drones pulverizadores de ultima geração, mapeiam a topografia do terreno, utilizando um sistema que mescla laser e ultrassom. Com isso, conseguem aplicar os defensivos agrícolas em áreas de difícil acesso, além de maior precisão, economia e agilidade.

– Em virtude de inovação desruptiva, conseguem extrair o máximo potencial nos cultivos e bons resultados na colheita para os agricultores;
– Ademais conseguem atuar no combate de plantas daninhas, pragas e doenças, agindo de forma localizada e diminuindo custos desnecessários com insumos.

OUTRAS APLICAÇÕES

E para encerrar, vamos listar mais algumas aplicações:

-Verificar áreas desmatadas;
-Identificar presença de nascentes de rios e olhos d’água;
-Localizar focos de incêndio;
-Verificação de áreas de difícil acesso;
-Verificar áreas para abertura de estradas;
-Encontrar animais perdidos;
-Fazer vigilância;

Como podem ver, o drone é uma tecnologia em constante avanço e vem revolucionando em diversas áreas, não há dúvidas que o seu papel é muito forte na agricultura, e a cada dia surgem novas formas de utiliza-lo.

Leave a comment