O piloto automático se refere à automação da operação de máquinas agrícolas. Com essa tecnologia, os maquinários conseguem se movimentar pela propriedade e realizar manobras com o mínimo de intervenção do operador,trazendo diversos benefícios às operações no campo.
• Aumento da produtividade
O piloto automático agrícola auxilia na diminuição da compactação do solo e dos danos à lavoura. Isso porque o deslocamento das máquinas ocorre sempre em linhas paralelas, uniformizando o espaçamento. O terreno é mais bem aproveitado, e o tráfego sobre as linhas do cultivo é reduzido, aumentado a produtividade e o rendimento operacional.
• Redução de ociosidade das máquinas
Como o maquinario é orientado via GPS, dispensando a ação contínua do operador, é possível realizar operações em horários em que a máquina ficaria ociosa — como nos períodos noturnos, associado a dificuldades devido à baixa visibilidade.
• Redução de tempo na operação
A inteligência artificial embarcada, permite que sejam traçados trajetos mais eficientes, realizando manobras cerca de 50% mais rápido do que se fosse feito apenas pelo operador. Além disso, como o piloto automático agrícola funciona dia e noite possibilita que as etapas da produção sejam concluídas mais rapidamente.
• Redução da fadiga do operador
Como toda a operação ocorre automaticamente, guiada pelo GPS, o operador não precisa fazer as manobras ou corrigir a direção manualmente. Dessa forma, ele não se cansa tão rápido — o que também ajuda a evitar falha humana.Durante a execução, o operador pode dedicar sua atenção a outras atividades importantes da produção, como observar as condições da lavoura, analisar os dados informados no monitor da máquina, reparar possíveis obstáculos ao longo do trajeto e avaliar o trabalho dos implementos.Essas condições de trabalho mais favoráveis geram um clima mais positivo entre os funcionários, facilitando a retenção e a atração de bons profissionais.
• Maior vantagem competitiva
O sistema de piloto automático em máquinas agrícolas aumenta a eficiência e a rentabilidade da produção. Isso leva sua propriedade a outro nível de produtividade e eleva o seu posicionamento no mercado, dando ao seu negócio maior vantagem competitiva.
• Redução de custos
A redução de tempo nas operações se reflete nos custos envolvidos. Afinal, será menos combustível necessário para completar a etapa, gerando grande economia para o produtor.
Também devemos lembrar que, como tudo é automatizado e controlado por GPS, as taxas de sobreposição são menores, reduzindo os gastos com insumos, como defensivos e fertilizantes.